Beleléu para lá não quero ir



Muitos de nós estamos acostumados com esta palavra de origem africana, beleléu, cuja tradução livre significa cemitério. O lugar de descanso simbólico do corpo físico é sagrado para as religiões e representa uma passagem deste mundo para o além.

Os muito vivos não querem morrer, os imprudentes não temem a morte, os extremamente doentes, inclusive àqueles que nem isso sabem podem estar muito próximos dela. Habitam este mundo ainda os mortos vivos, pessoas más de todas a formas e vivos mortos àqueles presos à inércia e o condicionamento inflexível da mente.

Existe um ditado africano que diz, que enquanto a morte não chega, celebremos Oxum, o amor, se morte não chega, celebremos o Orixá, a vida, mas se a morte chegar não adianta fazer oferendas.

Ao refletirmos sobre estes aspectos nos cabe lançar um olhar sobre o amor, a vida, a felicidade em amplos aspectos. Estamos na terra para sermos felizes e a felicidade não é amanhã, é aqui e agora.

A mitologia africana fala e versa sobre os nove céus de Oiá, ao qual chamamos de Yansã, os diferentes planos espirituais para onde os espíritos, os eguns partem quando deixam a terra, o Aiyê.

Comumente citam-se:

Orun rere para os bons;

Orun alafia para a paz;

Orun funfun para os inocentes;

Orun babá eni para os sacerdotes;

Orun afefé para os que vão reencarnar;

Orun isolu para os que serão julgados;

Orun apadi para os incorrigíveis;

Orun buruku para os maus;

Orun mare para os Orixás e divinizados;

As Umbandas olham para os planos espirituais como a Aruanda ou Juremá, mas distendem-se em sete como o Humaitá, Ynainá, Yoriá, entre outros.


Ainda com astúcia engana-se a morte com ritos específicos, mas ela um dia chega. Afasta-se a morte com o barulho dos ibejis, a alegria e acredita-se que o único que venceu Ikú, a morte foi Exu que se multiplicou ao ser ceifado.

Concluímos esta pequena reflexão ao pensar que para ter uma boa morte é preciso ter uma boa vida.

Faça amigos, seja feliz, cultive o amor, a fé.

Iku lai lai, nada de morte.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara e Vovó Tereza
 
Av. Antonio Rachid, 364 - Jardim Carlos Cooper - Suzano - SP
e-mail: umbanda@tendadeumbanda.org
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon