E o ano novo sempre vem



Estamos nos últimos dias do ano e neste período celebramos o nascimento de Jesus e a confraternização universal saúda o ano novo que em breve se inicia.

A história nos ensina que há sobreposição dos antigos e já esquecidos mitos de Júpiter, Mitra, Apolo e a luz que clareia o mundo continua a ser celebrada cujo longínquo sincretismo traz a figura do Mestre dos Mestre como esperança do nascimento do novo.


Quando falamos das tradições brasileiras do ano novo surgem e são vivas no imaginário popular inúmeras receitas sejam elas usando determinadas cores de roupas, alimentos, folhas e quem nunca ouviu falar ou praticar o pular das sete ondas.

Pular sete ondinhas na praia é uma reverência à Iemanjá, mãe da vida e dos Orixás. Nas umbandas paulistas, celebra-se a Rainha do Mar no dia 08 de dezembro, no Candomblé baiano é no dia 02 de fevereiro, mas o carioca popularizou no Rio de Janeiro, principalmente na praia de Copacabana o dia 31 de dezembro a louvação a Iemanjá, que ganhou um caráter universal no imaginário popular.


Dos anos 50 à nossa atualidade os ritos em Copacabana foram sendo deixados para outros horários e datas e a celebração festiva com queima de fogos e oferendas com flores tomou lugar ao evento com uma característica sincrética e universalista.

Iemanjá para algumas tradições veste o mais puro e alvo branco assim como é a vestimenta de determinados seguimentos da Umbanda e certamente também e a cor de Oxalá, o Orixá dos Orixás.

A paz simbolizada pelo branco, passou e transfigurou o rito, deixando o caráter da religião de lado transformando a celebração de passagem em um momento festivo de paz.

Em tempos de pandemia pouquíssimas celebrações ocorrerão nas praias, e a razão clara de não aglomerar para a prevenção do COVID-19 é um exercício ainda que cansativo para alguns mas contínuo importantíssimo para prevenção.

Vamos ter muitos vestidos de branco, tal qual uma folha de papel, para escrever um novo rumo, novos caminhos e construir um bom destino que poderá ser feito nos 365 vindouros dias.

Bom ano , boas escolhas. Salve.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
Tenda de Umbanda Caboclo Ubirajara e Vovó Tereza
 
Av. Antonio Rachid, 364 - Jardim Carlos Cooper - Suzano - SP
e-mail: umbanda@tendadeumbanda.org
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon